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sábado, 11 de agosto de 2012

Lista de exercícios para turma 231_avaliação_2º_trimestre_2012

CAPÍTULO 3 – REVOLUÇÃO RUSSA
1. Com relação ao processo revolucionário russo, que culminou com a tomada do poder pelos bolcheviques 1917, pode-se afirmar  que: 
a) Na fase denominada Comunismo de Guerra, as medidas tomadas por Lenin está a centralização da produção e a eliminação da economia de mercado.
b) O governo provisório de Kerensky, tão logo assumiu o poder, retirou a Rússia da Guerra através do tratado de Brest-Litovsky.
c) O lema “Paz, Terra e Pão”, adotado por Lenin, líder menchevique ,foi fundamental para o apoio do campesinato  a revolução.
d) Na guerra civil entre brancos e vermelhos, os vermelhos  receberam auxílio dos países capitalistas europeus.
e) Na fase da NEP (Nova Política Econômica), houve a estatização definitiva de todas as indústrias e a proibição de entrada de técnicos estrangeiros.
2. Quais as principais medidas estabelecidas pelos bolcheviques ao chegar no poder?
a) Estatizou fábricas, bancos, confiscou os bens e propriedades. Distribuindo os latifúndios aos camponeses. Retirou a Rússia da guerra
b) Mantiveram a Rússia na guerra. Aplicaram a economia de mercado e derrubaram o governo provisório.
c) Aboliram a censura à imprensa, legalizaram os partidos políticos e concederam anistia aos exilados políticos. 
d) Derrubaram o  Czar. Mantiveram a Rússia na guerra. Não atenderam a principal reivindicação dos camponeses: a reforma agrária 
3. O Partido Socialista era composto de duas correntes com diferentes idéias a respeito de como os operários tomariam o poder da Rússia: Os bolcheviques e os mencheviques. A partir desta informação podemos afirmar que:
I- Os bolcheviques achavam que se deveria formar um partido capaz do organizar a classe operária e instaurar a ditadura do proletariado através da luta armada.
II- Os mencheviques acreditavam que deveria formar um grande partido de massas, incluindo a burguesia, e participar das atividades políticas.
III- Lenin era o líder dos mencheviques e Kerensky dos bolcheviques.
IV- Bolchevique significa maioria e Menchevique significa minoria.
V- Os mencheviques conseguiram impor suas idéias e conduziram a Revolução Russa.
Após analisar as proposições acima assinale a alternativa correta:
A) Apenas a alternativa I é correta.          B) Apenas a alternativa II é correta    C) Apenas a alternativa III é correta         
D) As alternativas I e III estão corretas     E) As alternativas I, II e IV estão corretas.  
4.  (Fuvest 2000) Há controvérsias entre historiadores sobre o caráter das duas grandes revoluções do mundo contemporâneo, a Francesa de 1789 e a Russa de 1917; no entanto, existe consenso sobre o fato de que ambas
a) fracassaram, uma vez que, depois de Napoleão, a França voltou ao feudalismo com os Bourbons e a União Soviética, depois de Gorbatchev, ao capitalismo.
b) geraram resultados diferentes as intenções revolucionárias, pois tanto a burguesia francesa quanto a russa eram contrárias a todo tipo de governo autoritário.
c) puseram em prática os ideais que as inspiraram, de liberdade e igualdade e de abolição das classes e do Estado.
d) efetivaram mudanças profundas que resultaram na superação do capitalismo na França e do feudalismo na Rússia.
e) foram marcos políticos e ideológicos, inspirando, a primeira, as revoluções até 1917, e a segunda, os movimentos socialistas até a década de 1970.
5. (Ueg 2007) Duas revoluções marcaram o mundo ocidental: a Revolução Francesa, ocorrida em 1789, e a Revolução Russa, ocorrida em 1917. Sobre estas revoluções, é INCORRETO afirmar que, em ambas,
a) as nobrezas feudais recuperaram rapidamente o seu prestígio e poder político: na França, a restauração feudal ocorreu durante o governo de Napoleão Bonaparte; na Rússia, no governo de Stálin.
b) duas rainhas de origem alemã serviram como símbolo do descontentamento popular contra a Monarquia absolutista: a rainha Maria Antonieta, na França, e a rainha Alexandra, na Rússia.
c) fortes crises econômicas antecederam os processos revolucionários, encarecendo o preço dos alimentos e acirrando o descontentamento dos camponeses e das massas urbanas.
d) houve a execução dos monarcas e o aniquilamento dos regimes absolutistas: na França, com a decapitação do rei Luis XVI; na Rússia, com o fuzilamento do czar Nicolau II.
6. (Fgv 96) A abolição do princípio da propriedade privada, a estatização dos meios de produção e a assinatura de um tratado de paz com a Alemanha, marcando a saída do país da guerra, foram as principais medidas adotadas na Rússia por:
a) Stálin, em agosto de 1929.
b) Lênin, em outubro de 1917.
c) Trotsky, em abril de 1924.
d) Kerensky, em fevereiro de 1917.
e) Kornilov, em setembro de 1921.
7. (G1) I - Os sovietes eram os comitês de soldados, operários e camponeses;
II - O partido Kadet era formado por representantes da burguesia;
III - A DUMA era a assembléia formada pelos representantes dos sovietes.
Sobre as afirmativas referentes aos antecedentes da Revolução Russa:
a) I e a III são corretas.
b) II e a III são corretas.
c) I e a II são corretas.
d) todas são corretas.
e) todas são incorretas.
8. (Mackenzie 99) Vladimir Ilitch Lênin justificou a Nova Política Econômica sob a alegação de que ia dar "um passo atrás, para dar dois passos à frente".
A NEP (1921 - 1927) pretendia:
a) a concessão de empréstimos aos fazendeiros arruinados e o desenvolvimento da previdência social.
b) criar um estado corporativo organizado pelo povo e partido e encontrar a harmonização do capital e do trabalho.
c) instaurar os planos qüinqüenais, estatizando toda a economia.
d) manter a economia planejada, permitindo, entretanto, a existência de uma economia de mercado e livre iniciativa em certos setores.
e) implantar as fazendas estatais (Sovkhozes) e as cooperativas (Kolkhozes).
9. (Ufrgs 98) Assinale a linha de tempo que contém a sequência cronológica correta dos fatos pertinentes ao processo histórico da Revolução Soviética e da União Soviética.
a) Perestróika - Planos Qüinqüenais - XX Congresso do PCUS - Comunismo de Guerra - NEP
b) Revolução de Outubro - Processos de Moscou - Planos Qüinqüenais - Guerra Civil - NEP
c) Comunismo de Guerra - Processos de Moscou - Revolução de Outubro - Guerra Civil - Glasnost
d) Revolução de Outubro - Comunismo de Guerra - Glasnost - XX Congresso do PCUS - Planos Qüinqüenais
e) Guerra Civil - NEP - Processos de Moscou - XX Congresso do PCUS – Perestróika
10. (Pucpr 98) Relacione as duas colunas:
1. Revolução Russa - 1905
2. Revolução Russa - março de 1917
3. Revolução Russa - novembro de 1917
( ) Derrubou a monarquia.
( ) Foi resultado das derrotas russas frente ao Japão no auge da crise econômica.
( ) Convocação da Duma, legalização dos partidos políticos e ampliação do direito de voto.
( ) Governo Provisório integrado por elementos liberais da Duma.
( ) Foi grandemente decorrente da participação da Rússia na Primeira Guerra Mundial.
( ) Levou ao poder os Bolchevistas.
A sequência correta é:
a) 1, 3, 2, 2, 3, 2
b) 2, 1, 1, 2, 2, 3
c) 1, 2, 2, 1, 3, 3
d) 3, 1, 1, 2, 3, 1
e) 2, 2, 3, 3, 2, 1
11. (Pucrs 2001) Responder à questão com base nas afirmativas abaixo, sobre a Revolução Russa de 1917.
I. A Revolução teve origem no fracasso das negociações diplomáticas entre Rússia e Alemanha em torno da cidade de Dantzig e do desejado Corredor Polonês.
II. A Revolução caracterizou-se como um movimento liberal, organizado pelos intelectuais orgânicos dos Sovietes dos Camponeses, Burgueses e Operários.
III. As questões sociais relacionadas à terra, à carência de abastecimento (e fome crônica) e à permanência da Rússia na Primeira Guerra foram fundamentais para a eclosão dessa Revolução.
IV. Trotsky e Stalin divergiram quanto aos rumos da revolução, já que o primeiro defendeu o "socialismo em um só país", ao passo que o segundo propôs a "revolução permanente".
V. A revolução resultou na saída da Rússia da Primeira Guerra Mundial em 1917, por Lênin considerar esta uma guerra imperialista.
A análise das afirmativas permite concluir que é correta a alternativa.
a) I, II e III
b) I, III e IV.
c) I, III e V.
d) II, III e V.
e) III, IV e V.
12. (Ufrs 2006) Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes afirmações, referentes à Revolução Russa.
( ) Ela resultou na formação do primeiro Estado socialista do mundo, provocando uma ruptura no sistema capitalista mundial e influenciando os movimentos revolucionários no pós-guerra.
( ) Ela foi fundamentada nas Teses de Abril, de Lenin, em que este defendia a aliança do proletariado com a burguesia e a formação de um governo de conciliação de classes como forma de derrotar os setores aristocráticos.
( ) Ela teve no Ensaio Geral, apesar da derrota, um importante acúmulo de experiência revolucionária, particularmente com o surgimento dos primeiros sovietes.
( ) A intensa luta pelo poder entre Lenin e Trotsky impediu a tomada do poder pelos bolcheviques, em fevereiro de 1917, postergando o avanço revolucionário até outubro do mesmo ano.
( ) Os sovietes foram o núcleo propulsor da articulação das forças revolucionárias lideradas pelos bolcheviques.
A seqüência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
a) V - F - V - F - V.
b) F - F - F - V - F.
c) V - F - F - V - V.
d) F - V - V - F - V.
e) V - V - F - V - F.
13. Explique a importância para a História do acontecimento denominado Revolução Russa.
14. Quais fatores contribuíram para a eclosão da Revolução Russa?
15. O que eram os Sovietes?
16. Diferencie os Mencheviques dos Bolcheviques citando as características de cada partido.
17. De qual maneira a 1ª Guerra Mundial influenciou o processo da Revolução Russa? Relacione Revolução Russa e a 1ª Guerra.
18. Explique as duas etapas do processo da Revolução Russa .
19. O que foi a NEP executada por Lenin?
20. Diferencie as idéias de Stalin das de Trotsky.
Capítulo 4 – A crise de 1920 e a ascensão nazifascista
1. "Uma família isolada mudava-se de suas terras. O pai pedira dinheiro emprestado ao banco e agora o banco queria as terras. A companhia das terras quer tratores em vez de pequenas famílias nas terras. Se esse trator produzisse os compridos sulcos em nossa própria terra, a gente gostaria do trator, gostaria dele como gostava das terras quando ainda eram da gente. Mas esse trator faz duas coisas diferentes: traça sulcos nas terras e expulsa-nos dela. Não há quase diferença entre esse trator e um tanque de guerra. Ambos expulsam os homens que lhes barram o caminho, intimidando-os, ferindo-os." (John Steinbeck, AS VINHAS DA IRA, 1972)
a) De acordo com o texto, como pode ser caracterizada a situação do camponês norte-americano após a crise de 1929?
b) Cite duas medidas adotadas pelo programa de reformas de Roosevelt (New Deal) para solucionar os problemas sociais criados pela crise de 1929.
2. "A crise atingiu o mundo inteiro. O operário metalúrgico de Pittsburgo, o plantador de café brasileiro, o artesão de Paris e o banqueiro de Londres, todos foram atingidos". (Paul Raynaud - LA FRANCE A SAUVÉ L EUROPE, T. I. Flamarion ) O autor se refere à crise mundial de 1929, iniciada nos Estados Unidos, da qual resultou:
a) o abalo do liberalismo econômico e a tendência para a prática da intervenção do Estado na economia.
b) o aumento do número das sociedades acionárias e da especulação financeira.
c) a expansão do sistema de crédito e do financiamento ao consumidor.
d) a imediata valorização dos preços da produção industrial e fim da acumulação de estoques.
e) o crescimento acelerado das atividades de empresas industriais e comerciais, e o pleno emprego.
3. A crise capitalista desencadeada em 1929 nos EUA e na Europa Ocidental estendeu-se para a América Latina contribuindo para:
a) a revogação de todas as tarifas protecionistas, o intervencionismo estatal e a substituição de importações.
b) abalar o poder das oligarquias e o surgimento de regimes populistas e ditaduras conservadoras.
c) a modernização do campo através do deslocamento de mão-de-obra que sobrevivia precariamente nas cidades.
d) Juan Domingo Perón destacar-se como governante populista no México.
e) a ruptura da estrutura de espoliação do povo latino-americano.
4. O Entre-Guerras (1918-1939) pode ser considerado, no seu conjunto, como um período de crises econômicas. Assinale a opção que expressa corretamente um problema relacionado às conjunturas desse período:
a) A rápida recuperação da produção européia foi impulsionada pelos novos mercados abertos pela expansão colonial.
b) A crise alemã de 1924 representou um desdobramento da decadência da economia dos EUA, o principal centro econômico do mundo.
c) A crise de 1929, iniciada nos EUA, propagou-se rapidamente, pelos países capitalistas, cujas economias estavam em interdependência com a norte-americana.
d) Os desajustes da economia mundial tiveram como principal causa o abalo provocado pela Revolução Russa.
e) A reconversão foi caracterizada pela expansão da industrialização, em escala mundial, principalmente em economias periféricas.
5. Sobre a crise do capitalismo, na década de 1930, e o colapso do socialismo, na década de 1980, pode-se afirmar que:
a) a primeira reforçou a concepção de que não se podia deixar uma economia ao sabor do mercado, e o segundo a de que, uma economia não funciona sem mercado.
b) ambos levaram à descrença sobre a capacidade do Estado resolver os problemas colocados pelo desemprego em massa.
c) assim como a primeira, também o segundo está provocando uma polarização ideológica que ameaça o Estado de Bem-estar Social.
d) ambos, provocando desemprego e frustração, fizeram aparecer agitações fascistas e terroristas contando com amplo respaldo popular.
e) enquanto a primeira reforçou a convicção dos defensores do capitalismo, o segundo fez desaparecer a convicção dos defensores do socialismo.
6. Após a Primeira Guerra Mundial, a febre de negócios baseada na especulação provocou a Crise de 1929. Identifique, nas alternativas a seguir, os principais fatos que a produziram.
a) Aparecimento de ideologias como o Fascismo e o Nazismo.
b) Superprodução de mercadorias e saturação dos mercados consumidores.
c) Retraimento do crédito e proibição das exportações.
d) Equilíbrio entre a agricultura e o comércio.
e) Má colheita e demanda ilimitada da indústria.
7. A crise econômica global em 1929 foi resultado de uma espetacular seqüência  de eventos que terminou com a quebra da bolsa de Nova Yorque. Quais as conseqüências deste fato?
I- A retração do comercio mundial.
II- Aumento do desemprego.
III- Falência de inúmeros bancos.
IV- Crise financeira localizada especificamente na Europa.
V- Estatização de empresas do setor industrial.
Assinale a alternativa cuja sequência corresponde as afirmativas verdadeiras :
A) I, II, III.           B) II, III, IV.        C) III, IV, V.             D) I, II, V.             E)I, II, III, IV.
8. Alguns historiadores afirmam que o nazi-fascismo representava uma reação nacionalista às frustrações de alguns países, decorridas da primeira guerra mundial. A doutrina nazi-fascista tinha em comum,  as seguintes características:

A) totalitarismo, nacionalismo,militarismo e unipartidarismo.   
B) totalitarismo, liberalismo, anticomunismo e idealismo. 
C) idealismo, romantismo, nacionalismo e liberalismo.     
D) democracia, nacionalismo, anticomunismo e romantismo.  
E) idealismo, militarismo, nacionalismo e democracia.
9. Hitler foi um demagogo que surgiu nas asas da crise econômica que assolava na Alemanha nos anos 30 e soube aproveitar o momento para destilar um coquetel de idéias reacionárias. Assim numa Alemanha envenenada pelo descontentamento e utilizando discursos inflamados conseguiu grande audiência. Falava sobre Nacionalismo, uma sociedade organizada e militarista, a raça superior, o espaço vital, o unipartidarismo.  Sobre a definição destes conceitos assinale a alternativa INCORRETA:
(A) Nacionalismo – Resgatar o passado de gloria da nação. Considera que a nação deveria prevalecer sobre a vontade pessoal.
(B) Militarismo – Pregava a idéia que a guerra glorifica o Homem. Constituía de poder para estabelecer e manter a ordem social.
(C) Raça Superior - Considera o povo alemão racialmente puro, portanto o escolhido para governar o mundo.
(D) Espaço Vital – Garantia de mais terras para a agricultura e aumentar a oferta de alimentos.
(E) Unipartidarismo – Em cada nação deveria haver um único partido político.

10. Uma das determinações de Mussolini dizia que: “... nenhuma questão será incluída na ordem do dia no Parlamento (poder legislativo) sem a ordem do líder do Estado”. Assim, podemos afirmar que trata-se da seguinte característica do fascismo:
a) militarismo      b) totalitarismo     c) unipartidarismo     d) nacionalismo      e) segregacionismo

11. Os regimes totalitários que polarizaram a política européia no período entre guerras, apresentavam muitos aspectos comuns, porem conservando suas particularidades.
Assinale os aspectos que caracterizam o nazismo:
a) Ocorreu na Itália e seu líder foi Benito Mussoline.
b) Ocorreu na Alemanha e  adotava o anti-semitismo.
c) Racismo e cooperativismo.
d) Militarismo e liberalismo econômico.
e) Internacionalismo e seu líder foi Adolf Hitler.
12. "Violar a lei tornou-se um verdadeiro business*, fonte de imensos lucros, dirigido por profissionais com a concordância de muitas pessoas honestas... É preciso reconhecer que burlar a Lei Seca exigia um verdadeiro esforço intelectual... Tratava-se de conseguir a mercadoria, de entregá-la, vendê-la, em suma de conquistar uma freguesia... Os acertos de contas se faziam abertamente... Mais de mil assassinatos marcaram a guerra do gim em Manhattan." (Anka Muhlstein, A ILHA PROMETIDA: A HISTÓRIA DE NOVA YORK DO SÉCULO AOS NOSSOS DIAS. S.P.: Cia. das Letras, 1991, p.186 e 187.) *business: negócio.
a) Por que a Lei Seca foi votada e aprovada nos Estados Unidos em 1917?
b) Por que a violação da Lei Seca nos Estados Unidos se tornou, ao mesmo tempo, crime e caminho para a ascensão social?
13. Em relação ao período compreendido entre as duas guerras mundiais (de 1919 a 39), caracterizado pela crise do Estado e da sociedade liberal, assinale a afirmativa correta:
a) O nazismo consolidou uma política interna de miscigenação racial e social visando a preparar a Alemanha para a expansão territorial.
b) O fascismo encontrou dificuldades sucessivas para implantar o corporativismo, pois sofreu uma violenta oposição dos setores conservadores da burguesia e da classe média italiana.
c) A ausência de uma política de auto-suficiência obrigou os regimes nazifascistas a compensar suas deficiências econômicas com o expansionismo militar.
d) A expansão da doutrina comunista na Europa, com a consolidação da Revolução Russa, favoreceu a Aliança com os comunistas italianos e alemães, cujo apoio propiciou a ascensão nazifascista.
e) Nazismo e fascismo são doutrinas baseadas no nacionalismo e no totalitarismo, cuja política intervencionista buscava a estabilidade do Estado.
14. Sobre os movimentos Fascistas afirma-se: I. Os movimentos fascistas se enquadram nos totalitarismos de direita, que visam garantir a propriedade privada contra o avanço político dos comunistas. II. Como o avanço eleitoral dos comunistas é sempre maior em época de crise econômica e social, o período posterior à 1 Guerra Mundial foi propício aos extremismos políticos. III. Na Itália, onde primeiramente se definiu o totalitarismo de direita, constituiu-se um Estado corporativista, uma ideologia militarista, expansionista e de exaltação nacional. IV. Na Alemanha os azares da guerra e a depressão dos anos 30 propiciaram a tomada do poder por Hitler, que definiu um Estado totalitário, monopartidário intervencionista, militarista, nacionalista, expansionista e acima de tudo, racista. V. Outros países europeus experimentaram regimes de direita no mesmo período, como por exemplo a Espanha e Portugal. São corretas as afirmações:
a) I - III e V apenas
b) II e IV apenas
c) I - II e III apenas
d) III e IV apenas
e) todas são corretas
15. Considere os seguintes itens: I. nacionalismo e unitarismo; II. controle estatal da imprensa, educação, teatro, cinema, rádio e muitos setores da produção e do comércio; III. economia dirigida, visando às indústrias de guerra e fim do desemprego; IV. militarismo e "espaço vital". I, II, III, IV identificam características do Estado:
a) nazista.
b) liberal.
c) absolutista.
d) democrático.
e) constitucional.
16. A experiência nazista alemã inaugurou uma nova modalidade na política: as grandes manifestações de massa. Todas as alternativas apresentam afirmações que contêm estratégias utilizadas na mobilização das massas no período nazista, EXCETO:
a) O Fuhrer estimulou o uso do uniforme para dissimular as diferenças sociais e projetar a imagem dos alemães como uma nação coesa.
b) O governo alemão atribuía enorme importância à política de rua pela capacidade de ela transmitir sensação de conforto e encorajamento à multidão.
c) O governo nazista musicou, filmou e teatralizou os assuntos políticos para atrair a multidão aos eventos públicos.
d) O governo alemão estimulou linchamentos e execuções em praça pública visando ao incitamento ideológico e à difusão do ódio racial contra os muçulmanos.
e) Os nazistas organizaram paradas, desfiles e concentrações de rua como grandes espetáculos, com a intenção de emocionar e contagiar a multidão.
17. O período de 1919 a 1939, pelos componentes que o constituíram, marcados por esperanças e frustrações, é tido como um dos mais críticos da época contemporânea. Dos esforços para superar a devastação da Primeira Guerra Mundial, se encaminha para a recuperação e logo em seguida para o novo conflito mundial. A respeito desse período é correto afirmar que:
(01) A frustração e o inconformismo do alemães, submetidos às cláusulas do Tratado de Versalhes, levaram - nos a chamar esse acordo de "Diktat".
(02) A Liga das Nações (ou Sociedade das Nações), criada após a Primeira Guerra Mundial, recebeu apoio de todas as potências e teve atuação decisiva para evitar todas as crises internacionais da década de 1930.
(04) A URSS participou ativamente da política internacional européia na década de 1920.
(08) Nesse período houve a vitória das ditaduras do tipo nazi - fascista na Itália e na Alemanha, além de regimes autoritários em diversos países, como Portugal e Espanha. (16) A crise de 1929 e a grande depressão econômica que ela gerou, desencadearam também crises políticas, reacenderam nacionalismos econômicos e políticos, facilitaram a ascensão de ditaduras e contribuíram para o advento da Segunda Guerra Mundial.
Soma = (____________ )

Capítulo 5  - Segunda Guerra Mundial

01. "O conflito de 1939 a 1945 foi, este sim, uma verdadeira guerra mundial. Todos os continentes se envolveram, dada a existência de quatro fronts: Europa ocidental, Europa oriental, Norte da África e Pacífico. Ficaram neutros apenas alguns países europeus e latino-americanos.
As operações do Pacífico tiveram a mesma importância que as da Europa.
A Inglaterra, por sua condição de ilha, foi o único país europeu que os alemães não ocuparam. Os Estados Unidos garantiram a vitória dos aliados, por sua enorme produção industrial e participação militar; no Pacífico, guerrearam praticamente sozinhos com os japoneses. A União Soviética teve papel decisivo ao quebrar a espinha dorsal do exército nazista na Batalha de Stalingrado. (ARRUDA, J. J. de A. & PILETTI, N.
Toda a História: história geral e história do Brasil. São Paulo: Ática, 1997).
Com respeito à Segunda Guerra Mundial, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
01) O Brasil participou diretamente do conflito, enviando soldados para combater o exército nazista na Europa.
02) A Segunda Guerra Mundial caracterizou-se pela formação do Eixo composto por Alemanha, Inglaterra e Japão, que desenvolveu combates em vários continentes.
03) A União Soviética, certa de que seria atacada pelo exército alemão, nunca realizou nenhum tratado de cooperação com a Alemanha nazista de Hitler.
04) Os combates da Segunda Guerra Mundial foram caracterizados pelo uso de novas tecnologias bélicas, pelo uso maciço de bombardeios aéreos (proporcionados pelo intenso uso de aviões), pelo extermínio de prisioneiros judeus e pela inauguração da arrasadora bomba atômica.
05) A Inglaterra foi ocupada pelo exército nazista e contou com a colaboração de parte da população que via, nos soldados alemães, a única forma de conter o avanço do movimento comunista.
Soma (__________________________)

2. Assinale a linha de tempo que contém a seqüência cronológica correta em relação à Segunda Guerra Mundial:
a) Invasão da Polônia ë "Dia D" ë Julgamento de Nüremberg ë Batalha de Stalingrado ë Operação "Barbarrosa".
b) Ataque a Pearl Harbor ë "Anschluss" ë Invasão da Polônia ë Batalha de Stalingrado ë "Dia D". c) Operação "Barbarrosa" ë Batalha de Stalingrado ë "Anschluss" ë Ataque a Pearl Harbor ë Invasão da Polônia.
d) Invasão da Polônia ë Operação "Barbarrosa" ë Batalha de Stalingrado ë "Dia D" e Julgamento de Nüremberge)
e) "Anschluss" ë Operação "Barbarrosa" ë "Dia D" ë Ataque a Pearl Harbor ë Julgamento de Nüremberg.

3.Sobre a posição do Brasil diante da Segunda Guerra Mundial podemos afirmar:
(1) Após a declaração de guerra da Alemanha à Polônia o primeiro decreto-lei do governo de Getúlio Vargas fixava regras de neutralidade a serem observadas em todo o território nacional e que foram válidas até o final da guerra.
(2) Vargas retardou politicamente o apoio aos Estados Unidos, até que este país aceitou financiar o programa siderúrgico, que, segundo Vargas, representava "riqueza e poder para o Brasil", em troca da instalação de bases americanas neste país.
(3) Após o torpedeamento de vários navios brasileiros em águas americanas, Vargas assinou decretos pondo "os bens dos súditos alemães, japoneses e italianos em garantia dos danos causados pelos seus países".
(4) Vargas apoiou as nações do Eixo, juntamente com os presidentes da Argentina e Chile e, por esta razão, os navios mercantes brasileiros foram torpedeados pelos americanos em águas americanas.
(5) Durante a Segunda Guerra Mundial Brasil e Inglaterra assinaram um acordo de pagamento, que incluía a compra de carne e algodão por parte da Inglaterra, o que muito beneficiou o Brasil.
Soma(______________________)

4. No período imediatamente após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), ocorre o (a):
( ) estabelecimento da bipolaridade nas relações internacionais, com os Estados Unidos e a União Soviética liderando os blocos capitalista e socialista, respectivamente.
( ) declínio da Europa como centro do poder mundial, de que a descolonização afro-asiática foi exemplo marcante.
( ) criação da Organização das Nações Unidas, em cujo Conselho de Segurança manifesta-se o princípio de absoluta igualdade entre os Estados participantes.
( ) refluxo no processo de expansão socialista, em parte determinado pelo fracasso militar soviético durante a guerra.

5. (Ufpe 96) Em torno de fatos relacionados à Segunda Guerra Mundial, estabeleça a correspondência:
1. BLITZKRIEG
2. KAMIKAZE
3. A GRANDE ALIANÇA
4. AS NAÇÕES DO EIXO
5. NAGAZAKI
(  ) Guerra relâmpago
(  ) Cidade arrasada pela bomba atômica
(  ) Piloto suicida utilizado pela aviação japonesa
(  ) Inglaterra, União Soviética e Estados Unidos
(  ) Japão, Itália e Alemanha
A seqüência correta é:
a) 2, 3, 5, 4 e 1;
b) 1, 2, 5, 4 e 3;
c) 1, 5, 2, 4 e 3;
d) 1, 5, 2, 3 e 4;
e) 4, 5, 2, 3 e 1.
6. O fato concreto que desencadeou a Segunda Guerra Mundial foi:
a) a saída dos invasores alemães do território dos Sudetos na Tchecoslováquia.
b) a tomada do "corredor polonês" que desembocava na cidade livre de Dantzig (atual Gdansk) pelos italianos.
c) a invasão da Polônia por tropas nazistas e a ação da Inglaterra e da França em socorro dos seus aliados, declarando guerra ao Terceiro Reich.
d) a efetivação de "Anschluss", que desmembrava a Áustria da Alemanha.
e) a invasão da Petrônia por tropas alemãs, quebrando o Pacto Germânico-Soviético.
7. "Desde a sua origem, foi um Estado multinacional submetido à hegemonia da Sérvia. No seu interior viviam croatas, eslovenos, montenegrinos e minorias macedônias e albanesas. Esses povos enxergavam os sérvios como um novo poder imperial." O texto anterior refere-se a:
a) Tchecoslováquia.
b) Iugoslávia.
c) China.
d) Polônia.
e) Albânia.
8. (UFPE) Em 24 de outubro de 1985, chefes de Estado, reunidos em Nova Iorque, comemoraram o 50°
aniversário da Organização das Nações Unidas - ONU. O que representa essa organização?
a) Uma associação dos países do Ocidente para o enfrentamento com os países do Oriente.
b) A vitória da Liga das Nações, vigente durante a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais.
c) O fim da Guerra Fria entre o mundo capitalista e o mundo comunista.
d) A descolonização da América e da África e o respectivo engajamentos políticos dos dois continentes.
e) Uma força internacional acima das nações, na defesa da paz mundial, dos direitos do homem e da igualdade dos povos.
9. (UEMT) A Segunda Grande Guerra (1939 - 1945) adquiriu caráter mundial a partir de 7 de dezembro de 1941, quando:
a) os russos tomaram a iniciativa de anexar os Estados Bálticos;
b) os alemães invadiram o litoral mediterrâneo da África;
c) os japoneses atacaram a base norte-americana de Pearl Harbor;
d) os franceses, por determinação do marechal Pétain, ocuparam o Sudeste da Ásia;
e) os chineses cederam a maior parte de seu território às tropas do Eixo.
10. Assinale a alternativa errada no contexto da Segunda Guerra Mundial:
a) A anexação da Albânia pelas tropas fascistas italianas.
b) A invasão, pelos japoneses, de regiões chinesas de grande importância econômica.
c) A vitória alemã na batalha de Stalingrado, que consolidou a hegemonia alemã.
d) A anexação da região dos Sudetos, na Tchecoslováquia, pelos alemães.
e) A crise do Corredor Polonês, que culminou com a invasão da Polônia por tropas nazista.
11. (UFRN) Em relação à Segunda Guerra Mundial, é correto afirmar que:
a) os norte-americanos permaneceram neutros na guerra até 1941, quando bombardearam Hiroshima e Nagasaki
b) de Gaulle foi o chefe do governo de Vichy
c) com o ataque alemão a Pearl Harbor, os norte-americanos resolveram entrar na guerra
d) Hitler empreendeu uma implacável perseguição aos judeus, que resultou na morte de seis milhões de pessoas
12. (PUC-RIO 2007)
A Segunda Guerra Mundial, que se estendeu de 1939 a 1945, se diferenciou de todas as guerras ocorridas em tempos passados, configurando um novo tipo de conflito: uma guerra total.
Corroboram tal afirmativa o fato de aquele conflito ter:
I – envolvido um número nunca visto de países e continentes.
II – promovido uma mobilização total de recursos humanos e materiais.
III – aumentado o apelo ao trabalho feminino nos países aliados.
IV – acelerado o crescimento tecnológico que vinha se desenvolvendo desde o final da Primeira Guerra Mundial.
Assinale a alternativa correta:
a) Somente as afirmativas III e IV estão corretas.
b) Somente as afirmativas I e II estão corretas.
c) Somente as afirmativas II e III estão corretas.
d) Somente as afirmativas I , II e IV estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão corretas.

13. (UFMG 2009)
Os anos posteriores à Segunda Guerra Mundial foram tensos entre as grandes potências mundiais. Considerando-se a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e o Pacto de Varsóvia, criados nesse período, é CORRETO afirmar que:
a) a OTAN visava a apaziguar os conflitos relacionados à divisão da cidade de Berlim, bem como a proteger os países sob sua influência econômica das ameaças de invasão externa e de conflitos militares.
b) ambos desenvolveram políticas que incentivaram a chamada corrida armamentista, que, durante o período da Guerra Fria, colocou o Planeta sob a ameaça de uma guerra nuclear.
c) ambos foram estabelecidos, simultaneamente, para defender os interesses dos países que disputavam, após a Segunda Guerra, uma reordenação dos espaços europeu e americano.
d) os países signatários do Pacto de Varsóvia se aliaram e, para defender seus interesses financeiros, formaram um bloco econômico, a fim de competir com a Alemanha, a Inglaterra e os Estados Unidos.

14. O Totalitarismo Nazifascista na Europa instalou-se sob permissão complacente de Inglaterra e França, devido a(o):
(    ) O estabelecimento de governos totalitários era uma garantia de paz entre os países.
(    ) O socialismo era uma terrível ameaça aos interesses de banqueiros e industriais capitalistas.
(    ) Grande parte da classe dominante que visando seus interesses econômicos apóia as ditaduras em favor da ordem social
(    ) Os regimes totalitários não tinham uma doutrina clara, portanto facilmente flexíveis aos interesses da França.
(    ) A ascensão econômica mundial dos EUA dependia do apoio de regimes totalitários como o Nazismo e o Fascismo.
Assinale a sequência correta das afirmativas acima:
(A) V_V_F_V_V        (B) F_V_V_F_F          (C) F_F_F_V_F       (D) V_V_V_V_V          (E) F_F_F_F_F
15. Observe a evolução do partido nazista.  Em 1928 obtiveram 2% dos votos; em 1930 foram 15%; em 1932 foram 31%. Podemos apontar entre os motivos  que ajudaram a ascensão meteórica do Partido Nacional Socialismo (NAZI) só pode ser explicada devido principalmente:
a) A desconfiança dos alemães nas popostas do socialismo utópico para reerguer a Alemanha.
b) Ao medo dos grupos capitalistas face ao avanço do "perigo vermelho" e o aumento da luta de classes.
c) A tradição alemã em acreditar que governos fortes e autoritários são a solução final para o país erguer-se.
d) A alta qualidade dos intectuais, políticos e militares que compunham os quadros do partido nazista.
e) crença da pureza e da escolha do povo alemão eleito por Deus para governar o mundo. 
16. A 2ª Guerra Mundial, acontecimento funesto e deplorável, permanece presente na memória da humanidade pelas suas conseqüências sociais e políticas que mudaram a face da Europa. Entre elas podemos destacar:
(0) Na Conferência de Potsdam, realizada em 1945, o território alemão foi dividido em quatro zonas de ocupação: a dos EUA, a da URSS, a da Áustria e a da Inglaterra.
(1) O território da antiga Prússia e a Baviera transformaram-se na República Democrática Alemã, a qual ficou sob a influência soviética.
(2) Com a divisão da Alemanha em dois países os cidadãos alemães da República Democrática Alemã eram proibidos de transitar pela Alemanha Ocidental sob qualquer pretexto.
(3) A construção do muro de Berlim, sob pretexto de organizar melhor a economia da Alemanha Oriental (RDA) não foi apoiada pela URSS.
(4) A criação do Estado de Israel, conseqüência positiva para os judeus, está diretamente relacionada com um acontecimento dos mais condenáveis: a perseguição aos judeus.
Soma (_____________________________)

17. (Ufrgs 2006) O lançamento da bomba atômica sobre Hiroshima e Nagasaki, em 6 de agosto de 1945, provocou a rendição incondicional do Japão, na Segunda Guerra. Nesse momento, o mundo ocidental vivia a dualidade ideológica, capitalismo e socialismo. Nesse contexto, o lançamento da bomba está relacionado com
a) o descompasso entre o desenvolvimento da ciência, financiado pelos Estados beligerantes, e os interesses da população civil.
b) a busca de hegemonia dos Estados Unidos, que demonstraram seu poder bélico para conter, no futuro, a União Soviética.
c) a persistência da luta contra o nazi-fascismo, pelos países aliados, objetivando a expansão da democracia.
d) a difusão de políticas de cunho racista associadas a pesquisas que comprovassem a superioridade da civilização européia.
e) a convergência de posições entre norte-americanos e soviéticos, escolhendo o Japão como inimigo a ser derrotado.

 18. (G1) "Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas oh! não se esqueçam
Da rosa de Hiroshima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor, sem perfume
Sem rosa, sem nada"
"Rosa de Hiroshima" (Gerson Conrad e Vinícius de Moraes)
Podemos considerar que o texto acima debate:
a) a herança terrível das bombas atômicas atiradas em Hiroshima e Nagasaky, no final da 2ª Guerra Mundial, levantando a necessidade de sua lembrança para defendermos a paz.
b) a poesia não trata dos problemas relativos à bomba atômica, à guerra e à paz.
c) as armas atômicas nunca seriam usadas como forma de poder entre as potências mundiais.
d) a paz só será garantida com a utilização de armas atômicas.
e) as armas atômicas deixaram poucas heranças culturais e políticas durante o período da Guerra Fria.

19. (G1) Na II Guerra Mundial, as bombas atômicas de Hiroshima e Nagazaki foram consideradas crimes de guerras, porque:
a) o conflito já tinha terminado em agosto de 1945 e a resistência japonesa era mínima em Pearl Harbour.
b) as bombas faziam parte de um esquema de testes militares.
c) os E.U.A. queriam impor o seu domínio à Alemanha.
d) os E.U.A. pretendiam deter o avanço dos soviéticos na Ásia.
e) as bombas tinham um único alvo: os japoneses no Pacífico.

20. (Cesgranrio 90) As guerras mundiais do século XX, enquanto expressões das contradições e da crise do sistema capitalista, definem-se como guerras:
I - de "redivisão de mercados e de colônias";
II - internas do sistema imperialista;
III - ligadas à corrida armamentista e a conflitos de interesses localizados;
IV - entre os países capitalistas desenvolvidos e as nações subdesenvolvidas do 3Ž Mundo.
Assinale se estão corretas apenas:
a) I e II
b) II e III
c) I, II e III
d) I, II e IV
e) II, III e IV

21. (Mackenzie 97) "No dia 26/04/1937... às 4:40 da tarde, começaram a surgir os Heinkel III bombardeando a cidade e metralhando as ruas. Depois dos Heinkel III, vieram os Junkers 52,... A população começou a abandonar a cidade, sendo metralhada na fuga. Bombas incendiárias e outros explosivos foram lançados por vagas de aviões a cada 20 minutos, até as 7:45. A destruição foi total."
(Thomas Hugh)
O massacre de Guernica, que foi retratado pelo pintor Pablo Picasso relaciona-se com:
a) Cuba - (invasão da Baía dos Porcos, apoiada pelos americanos)
b) Espanha - (auxílio nazista aos nacionalistas)
c) Portugal - (intervenção fascista na Revolução dos Cravos)
d) Itália - (conflito entre republicanos e comunistas)
e) Inglaterra - (batalha da Grã-Bretanha na II Guerra Mundial)

22. (Mackenzie 99) A batalha que aconteceu em Stalingrado, durante a II Guerra Mundial, marcou:
a) a consolidação das posições alemãs na Rússia, decorrente da expansão fulminante das potências do Eixo (Itália-Alemanha-Japão).
b) a neutralização do exército de Stálin, obrigando-o a assinar o Pacto Germano-Soviético de não agressão e neutralidade.
c) a inversão da situação militar da II Guerra, dando início ao recuo nazista na Europa Oriental e à decadência do Terceiro Reich.
d) a vitória da Blitzkrieg - guerra relâmpago que consistia em ataques maciços, com o uso de carros blindados, aviões e navios.
e) o desembarque aliado nas praias da Normandia - o Dia D, que conteve a ofensiva alemã, destruindo pela primeira vez o mito da invencibilidade da Wehrmacht.

23. (Ufscar 2008) "Esse mundo novo de extermínio em massa e aniquilação cultural patrocinados pelo Estado deu origem a um novo termo - genocídio, que surgiu em 1944 (...)"
(Mark Mazower. "Continente sombrio". SP: Companhia das Letras, 2001.)
O termo genocídio foi historicamente cunhado com o extermínio
a) dos anarquistas ucranianos durante a revolução bolchevique.
b) dos judeus durante a vigência do nazismo.
c) dos romenos no seu processo de independência.
d) dos etíopes na invasão italiana.
e) dos zulus durante o governo racista da África do Sul.

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