Total de visualizações de página

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Trabalho Coletivo - 3º trimestre - turm 221

Assunto: Período Napoleônica e Congresso de Viena - Capítulo 12
Peso = 40
Obs.: O livro texto é uma base. Vocês vão precisar pesquisar em outras referências. Não esqueçam de citar onde vocês pesquisaram.

Grupo 1
Amanda Dalagñol
Ana Carolyna Enderle Zanella
Anderson de Mello
Aorelio Miguel Zanchett Costa

Assunto: Antecedentes do Período Napoleônico (o que levou a França a "entrar" nesse período)

Grupo 2
Bruna Fernanda dos Santos Freitas
Bruno de Carli Camargo
Camila de Fatima Ceccatto
Carla Cazarotto Martinelli

Assunto: Período do Consulado - o que foi, como foi, quando foi...

Grupo 3
Cristina Paula Giacomoni
Daiane Brazelista da Silva
David Antunes dos Santos
Denikel Franco Alves

Assunto: Período do Império

Grupo 4
Igor José Cazarotto
Isabela Casarotto Sartori
Jessica Gonçalves
Julia Sartori Binello

Assunto: Bloqueio Continental

Grupo 5
Kaira Werkhausen Carvalho
Karina Farezin
Maiane Rosa Prestes Ribeiro
Patricia Farezin Menegazzo

Assunto: Fuga da família imperial para o Brasil

Grupo 6
Sabrina Moreira de Oliveira
Sabrina Taglietti De Carli
Veridiana Brandão
Willian Mateus Taufer

Assunto: Napoleão e suas derrotas

Grupo 7
Kimberly Consul Quadros
Dhonathan Lazareti
Rafael Felipe Bergmann

Assunto: Exílios, Governo dos Cem Dias e Congresso de Viena

24 comentários:

  1. Depois que Robespierre foi tirado do poder, a Convenção Nacional passou a ser controlada pelos representantes dos interesses da alta burguesia girondina. Com a nova orientação política, essa convenção decidiu elaborar uma constituição para a França.
    Concluída em 1795, a nova constituição estabelecida a continuidade do regime republicano, que seria controlado pelo Diretório, composto de cinco membros eleitos pelo legislativo.
    O diretório vigorou de 1795 a 1799, período em que o governo tentou conter o descontentamento popular e afirmar o controle político da burguesia sobre o país. O território Francês voltou a ser ameaçado pelas forças absolutistas vizinhas, e a situação agravou-se. O general Napoleão Bonaparte adquiriu prestígio por seu desempenho na repressão de rebeliões contra o governo e, com apoio da burguesia e do exército, deflagrou um golpe.

    Bibliografia: – Cotrim, Gilberto, 1995- História Global- Brasil Geral- volume único/8ªed. São Paulo: Saraiva 2005 (pg. 296/297)

    ResponderExcluir
  2. Para alguns homens Napoleão é um verdadeiro herói graças ao exemplo de determinação e á trajetoria política, e para outros Napoleão não teria passado de um tirano.
    No entanto, Napoleão destruiu o maior dos legados revolucionários: o sonho de igualdade, liberdade e fraternidade.
    Após adiar a invasão á Inglaterra, perdou então o apoio da Rússia, que não atendeu as suas ordens. Decidiu então invadi-la mas devido ao forte inverno, ficou ameaçado pela suspensão de alimentos.
    Teve que se retirar e assim começou o fim de seu poder. Ainda em 1814, os Astriacos e alemãos se pusereram, contra a dominação mais uma vez, se condenou e agora o império estava condenada, e assim deuxou a França em um caos.


    Bibliografia: www.zun.com.br
    livro de história, das cavernas ao terceiro milênio.

    Sabrina Taglietti De Carli

    ResponderExcluir
  3. A fuga da família real para o Brasil, só aconteceu devido a um bloqueio continental que Napoleão Bonaparte criou, segundo ele ninguém podia comercializar com a Inglaterra. Porém Portugal estava com diversas dividas a pagar para a Inglaterra e acabou furando esse bloqueio. Quando Napoleão descobriu que Portugal havia feito esse furo no seu bloqueio ficou muito bravo e queria se vingar de Portugal. Devido ao medo que sentia de Napoleão a família Imperial teve que fugir do seu país, mas pode contar com a ajuda da Inglaterra.
    A partir daí eles fugiram de Portugal e vieram se instalar aqui no Brasil. E devido ao fato da Inglaterra ter lhes ajudado a fugir de lá, quando chegaram no Brasil logo trataram de abrir os portos para as outras nações, engordando os bolsos da Inglaterra. Depois que chegaram no Brasil ficaram em torno de um mês na Bahia, fazendo melhorias no estado, e depois foram para o Rio de Janeiro, onde foi instalado a sede do governo de Portugal.

    Fontes: Portal R7, Cultura Brasil e Livro De História (Das cavernas ao terceiro milênio).

    ResponderExcluir
  4. Napoleão junto com o exército francês tinham uma rixa com a Inglaterra,que possuía uma poderosa esquadra naval.As cidades de Portugal tinham muitas ameaças de bombardeio,com isso Napoleão dedicou-se ao maximo para tentar diminuir com os ataques,e durante as muitas negociações sua estratégia foide se mostrar aliado com os doia lados inimigos.Ciente que não teria nada além para se fazer e que os soldados franceses se aproximavam sua unica alternativa foi de embarcar a corte real para o Brasil,sendo acompanhada por fidalgos e funcioários.
    Fontes: Veja.com,Planeta educação,História das cavernas ao terceiro milênio.

    ResponderExcluir
  5. A França não conseguiu derrotar sua rival a Inglaterra. Portugal era aliado com a Inglaterra por que tinha dividas com ela. Pra tentar derrotar a Inglaterra Napoleão Bonaparte, tentou impedir o comércio da Europa com os ingleses através do Bloqueio Continental. Mas isso não deu certo, Portugal quebrou esse bloqueio pra ajudar sua aliada. Bonaparte ficou revoltado com essa quebra e decidiu invadir Portugal.Com medo dessa invasão, Dom João enviou a família real para o Brasil. Chegando aqui ele decretou a abertura dos portos, para todas as nações que teriam ligações com a Inglaterra. Fixaram-se na Bahia fazendo melhorias na região. Mais tarde, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde instalou a sede do governo de Portugal, fazendo assim o crescimento dele.
    Fonte : UOL e Livro História das cavernas ao Terceiro Milênio.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Líder militar de sucesso, Napoleão recebe prestígio e força popular nas batalhas da França contra a Itália e a Áustria no ano de1796 até 1797 e contra o Egito em 1798. Graças a isso é escolhido pela burguesia francesa para resolver a forte crise que se havia instalado no governo revolucionário. Em 1799, Napoleão realiza um golpe de Estado, que fica conhecido como Golpe do 18 Brumário. A Constituição republicana é suprimida e trocada por outra, autoritária, concentrando todo o poder nas mãos do primeiro-cônsul, cargo que Napoleão começa a ocupar.
    Nesse período, chamado de Consulado (1799-1804), Napoleão realiza obras de pacificação e de organização das terras francesas. Participa da redação do Código Civil, que confirma a vitória da revolução burguesa e influencia a legislação de todos os países europeus no século XIX. Institui os princípios de igualdade, de propriedade das terras, das heranças, a tolerância religiosa e o divórcio. No exterior assina tratados de paz com a Áustria em 1801 e com a Inglaterra em 1802.
    Fonte: Portal São Francisco – Império Napoleônico e Livro: História das cavernas ao Terceiro Milênio.

    ResponderExcluir
  8. Napoleão Bonaparte nasceu de descendentes de italianos.Começou a mostrar que seria um homem importante para a Europa desde pequeno,quando era pequeno começou a frequentar a escola militar da França.
    Com 16 anos se alistou no exército francês,depois de alguns anos se tornou general e ai conquistou vários territórios.Para algumas pessoas Napoleão foi um grande homem e para outras nem tanto.
    Napoleão teve uma campanha continental muita boa,mas ele foi derrotado pela marinha britânica em 1805.A rincha entre França e Grã-Bretanha,levou Napoleão a fazer um bloqueio no continente,com isso ficava proibida a comercialização de mercadorias britânicas nos paises do continente europeu .Entre esses conflitos destacou a resistência da Rússia,com isso Napoleão decidiu reunir suas tropas e atacar a Rússia,Napoleão conquistou varias cidades mas como era uma época fria quando chegou em Moscou ,houve umas falta de alimentos para seus homens e ocorreu uma serie de doenças causando varias mortes de vários homens.Assim não restou outra escolha a não ser , recuar,com isso a derrota da França.
    A derrota da França abalou a credibilidade de Napoleão,com isso acabando com o seu governo.

    Fonte: www.zun.com.br , desciclopedia .Livro história das cavernas ao terceiro milênio.

    ResponderExcluir
  9. O Bloqueio continental teve seu inicio no ano de 1806 e durou mais de um ano aproximadamente. Esse bloqueio foi uma estratégia utilizada por Napoleão Bonaparte, que na época era o imperador da França, para fechar todos os portos, de todos os países da Europa ao comércio inglês, durante a revolução francesa. Segundo sua determinação, ficava proibida a comercialização de mercadorias britânicas nos países do continente europeu. Com isso Napoleão acreditava que com a eliminação de seu maior concorrente, a França predominaria entre os outros comércios europeus.
    Porém, para que o Bloqueio Continental tivesse sucesso, a França dependia de que todos os países da Europa aceitassem e botassem em prática a ideia, e para isso era necessária à adesão de todos os portos localizados nos extremos do Continente.
    O Governo de Portugal se recusou a aceitar a ideia de Napoleão, pois suas riquezas vinham de suas colônias e do Brasil, e também porque existia uma aliança de Portugal com Inglaterra, da qual era totalmente dependente.
    Por fim, Napoleão adquiriu algumas vitórias e chegou até Moscou. Quando chegou achou a cidade em chamas, e esperou Czar se render, mas isso não ocorreu. Isso tudo resultou em um pesadelo para as tropas francesas. Até sua retirada, tiveram que passar um tempo na Rússia, onde o inverno estava rigoroso. Com o frio as tropas adquiriram doenças. Poucos voltaram para a França sadio
    Fonte: Info Escola e Livro de História - Das cavernas ao terceiro milênio.

    ResponderExcluir
  10. Lavrado em novembro de 1806 o “Bloqueio Continental” consistia em que, todos os portos europeus deveriam fechar suas portas para a Inglaterra, o maior rival da França na época, para assim enfraquecer sua economia, causando em decorrência disso uma crise no pais inglês, e enriquecendo a França, pois o comercio europeu, e mundial, se voltaria para o mesmo, afinal, já era impossível derrotar a Inglaterra militarmente. Porem, o efeito não saiu como desejado, causou muitos conflitos internos e externos desgastando o país e o continente. Outra fragilidade foi que, o bloqueio ocorreu no ponto fraco das industrias francesas, incapazes de cobrir o furo causado pela retirada dos produtos britânicos no mercado. Países que se manteram neutros e desobedeceram o bloqueio foram hostilizados. Portugal estava entre esses países, pois dependia largamente dos produtos britânicos.
    Tanto militarmente como economicamente, Portugal não tinha como competir com a França. Ainda assim, o rei a época, preferiu aliar-se a Inglaterra. Então, o governo português transferiu-se pra o Brasil, enquanto os ingleses cuidavam da terra lusitana contra as tropas francesas.
    Fonte: Livros " Hístória das cavernas ao terceiro milênio" e "História Global Brasil e geral", sites www.brasilescola.com e www.infoescola.com.br

    ResponderExcluir
  11. GOVERNO DOS CEM DIAS
    Napoleão conseguiu fugir do exílio e reconquistar a França com a ajuda de um exército, estabelecendo um governo que durou cem dias, até que foi derrotado definitivamente na Batalha de Waterloo, em 1815, sendo conduzido a um presídio de segurança máxima na Ilha de Santa Helena, onde veio a falecer em 1821.

    ResponderExcluir
  12. CONGRESSO DE VIENA (1815)

    Com o fim da Era Napoleônica, foi estabelecida uma grande conferência entre as potências européias no sentido de traçar as novas diretrizes políticas para a Europa e de reverter as transformações trazidas pela Revolução Francesa. Em virtude da sua própria composição, tomou um cunho absolutista (era o regime de todos os países componentes, com exceção da Inglaterra, motivo pelo qual não permaneceria no Congresso até o fim).

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. PERÍODO DO CONSULADO
    Uma constituição foi decretada em dezembro de 1799 que previu o poder executivo da republica francesa, exercendo três cônsules: Napoleão Bonaparte, Combacérès e Lebrun. Napoleão, sendo como o primeiro cônsul, tinha o poder de propor leis, nomear a administração, controlar o exercito e conduzir as relações exteriores.
    Dali em diante Napoleão teve grande importância, autoridade da igreja, onde recebeu a coroa imperial, por exemplo. Impôs então uma nova reforma (código civil de 1804), que inspirou diversos estados a adotarem seus princípios. Napoleão tinha objetivos militares, tendo ideias de liberdade e igualdade, instalando escolas publicas, estimulando o ensino superior.
    Fonte: Livro de história

    ResponderExcluir
  15. Consulado- Derrubado o Diretório, instalou-se o GOVERNO DO CONSULADO, republicano, centralizado e controlado por militares. Três cônsules cheviavam o poder executivo, mas quem efetivamente governava era Napoleão, eleito primeiro-cônsul da República. O centralismo do seu poder era disfarçado por instituições de cunho democrático criadas pela nova Constituição, votada em dezembro de 1799; Senado, Tribunal, Corpo Legislativo, Conselho de Estado. Mas era o primeiro-cônsul quem comandava o exército, nomeava os membros da administração, propunha as leis e conduzia a política externa. Durante o governo do consulado, a alta burguesia consolidou-se como grupo dirigente da França. Os projetos de emancipação dos setores populares, inspirados nos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade dos tempos da Revolução, foram sufocados. Por meio de uma severa censura á imprensa e da ação violenta dos órgãos policiais, as oposições ao governo foram aniquiladas.
    Fonte: Livro História global- Gilberto Cotrim

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. PERÍODO DO IMPÉRIO
    Napoleão teve grande importância e autoridade, a partir do plebiscito realizado em 1804, onde iniciara a nova fase chamada “napoleônica”, que levou a implantação definitiva do governo imperial e o regime monárquico que foi reinstituído na França, onde Napoleão foi declarado para ocupar o trono.
    Um dos momentos marcantes na história de Napoleão foi quando ocorreu a coroação de Napoleão I, que foi entregue pessoalmente pelo Papa Pio VII, onde o próprio Napoleão se coroou, numa atitude para deixar claro que não toleraria nenhuma autoridade superior á dele.
    A família de Napoleão foi concedida como titulo de nobreza, por ele mesmo, além disso, colocou-os em altos cargos públicos e ma nova corte com membros da elite militar, da alta burguesia e da antiga nobreza foi formada. Para celebrar os triunfos de seu governo, Napoleão I construiu monumentos grandiosos, como o Arco do Triunfo.
    Mas após o fracasso na Rússia, em 1812, e de sucessivas derrotas, Napoleão tinha também a pressão da burguesia dirigente. Napoleão foi definitivamente derrotado em (junho de 1815), mas apesar de tudo, criou condições para o desenvolvimento do capitalismo, como por exemplo, o direito do Estado às riquezas do solo e a constituição de sociedades anônimas e exteriormente significou o início decisivo da queda das estruturas feudais, espalhando os ideais da Revolução Francesa de 1789.
    Fonte: Portal São Francisco, Infopédia.

    ResponderExcluir
  18. NAPOLEÃO E SUAS DERROTAS
    A principal derrota de Napoleão foi invadir a Rússia, por não terem atendido às suas ordens, mas o que ele não esperava era chegar lá, e não encontrar os moscovitas, que haviam abandonado a cidade (Moscou) antes do Exercito Francês chegar, e alem disso depois de certo tempo com a falta de alimento de o rigoroso frio russo, acabou aniquilando o exercito Frances, assim teve que se retirar, e a partir daí Napoleão enfrentou sucessivas derrotas que fez Napoleão desistir (em 1814), que partiu para a Ilha de Elba.
    A derrota na Rússia abalou a credibilidade de Napoleão junto à opinião pública francesa, e também destruiu o maior dos legados revolucionários (sonho de igualdade, liberdade e fraternidade).
    FONTE: Yahoo, Portal São Francisco e Livro de História

    ResponderExcluir
  19. CONGRESSO DE VIENA
    No dia 01 de outubro de 1814, em Viena capital da Austria foi realizada uma convenção que reunia países europeus da Sexta Coligação, com objetivo de discutir algumas mudanças no regime politico europa pós-napoleonica, mundialmente conhecida como O Congresso de Viena. O evento durou até junho de 1815 quando Napoleçao foi derrotado na Batalha marítima de Waterloo, que representou grande vergonha aos ideais de liberdade, fraternidade e igualdade que ecoavam por toda europa Pós-Revolução Francesa.
    Nessa reunião discutiu-se propostas sobre o retorno do Antigo Regime Monarquico e o combate aos ideais de liberalismo e nacionalismo.
    alem desta propostas, também foi discutida na pauta nesta reunião:
    1) O reconhecimento da legitimidade das dinastias depostas pela política
    expansionista de Napoleão Bonaparte .
    2) O restabelecimento do equilíbrio político-militar entre as nações européias,
    promovendo a preservação da paz.
    Foi durante essa reunião que houve um restabelecimento político das potencias participantes, como por exemplo:
    a) A Rússia anexou parte da Polônia, Finlândia e Bressarábia.
    b) A Áustria anexou a região dos Bálcãs.
    c) A Inglaterra ficou com a estratégica Ilha de Malta, o Ceilão e a Colônia do Cabo,
    o que lhe garantiu-lhe o controle das rotas marítimas.
    d) União da Noruega e Suécia.
    e) A Espanha e Portugal, que foram as mais prejudicadas por Napoleão, conseguiram
    restaurar as suas antigas dinastias, no entanto não tiveram ganhos
    territoriais.
    f) Foi nesse momento que o Rei Português Dom João VI no Brasil, decreta a elevação do Brasil a Reino Unido de Portugal e Algarves.
    FONTE:Café na história,Brasil História e UOL.

    ResponderExcluir
  20. O GOVERNO DOS 100 DIAS
    Após pouco tempo na Ilha de Elba, em 1915, Napoleão consegue. Com uma forte base aliada, conseguiu reaver o poder na França. Porém, seu último governo durou apenas cem dias.
    A volta de Napoleão ao poder, gerou a Batalha de Waterloo. Inglaterra e Prússia se reuniram e derrotaram a França.
    Napoleão, então, foi exilado na Ilha de Santa Helena, onde morreu em 1821.

    ResponderExcluir
  21. CONGRESSO DE VIENA
    Após o fim do império Napoleônico, os países que venceram se reuniram em Viena, na Áustria.
    O objetivo do Congresso de Viena era de discutir formas de replanejar o mapa da Europa, devolvendo os territórios que haviam sido tomados por Napoleão.
    Além disso, a Santa Aliança foi criada com o objetivo de impedir novas manifestações contra o Antigo Regime.
    Neste Congresso, foi usado o Princípio da Legitimidade, fazendo com que voltasse tudo a como era antes da Revolução Francesa, a monarquia voltou e o Rei passou a ser Luís XVIII.

    ResponderExcluir
  22. Napoleão e suas derrotas

    Napoleão Bonaparte, ao decorrer de sua trajetória como Imperador, obteve sucesso em inúmeras batalhas,invadindo e tomando países e destituindo reis de seus reinados.
    Porém, a um determinado momento seus planos começaram a falhar, e sua genialidade e força, passaram a se deteriorar.
    Após perder algumas batalhas, como a que, na Rússia fez com que cerca de 540 mil jovens soldados não voltassem para suas respectivas casas, Bonaparte enfraqueceu-se lentamente.
    Por fim, a Grã- Bretanha da época, impulsionada pela necessidade de voltar a comercializar seus produtos com os outros países europeus (o que a impedia era o chamado"bloqueio continental", decreto feito por Bonaparte.Bloqueio este, que impedia os países europeus de comercializar seus produtos com a Grã- Bretanha) utilizou todo o seu poder e força naval para vencer Bonaparte e seu governo.
    Sendo esta, a perda para os navios Ingleses, a maior derrota, e também a definitiva, do até então Imperador Francês, Napoleão Bonaparte.
    Fonte: Minha mente.
    Veri Brandão

    ResponderExcluir
  23. Para alguns homens Napoleão é um verdadeiro herói graças ao exemplo de determinação e á trajetoria política, e para outros Napoleão não teria passado de um tirano.
    No entanto, Napoleão destruiu o maior dos legados revolucionários: o sonho de igualdade, liberdade e fraternidade.
    Após adiar a invasão á Inglaterra, perdoou então o apoio da Rússia, que não atendeu as suas ordens. Decidiu então invadi-la mas devido ao forte inverno, ficou ameaçado pela suspensão de alimentos.
    Teve que se retirar e assim começou o fim de seu poder. Ainda em 1814, os Astriacos e alemãos se pusereram, contra a dominação mais uma vez,condenou e agora o império estava condenada, e assim deixou a França um caos.


    Bibliografia: www.zun.com.br
    livro de história, das cavernas ao terceiro milênio.

    Sabrina Taglietti De Carli

    ResponderExcluir
  24. Império Napoleônico

    Em 1804 foi criado o império,espécie de monarquia vitalícia apesar de haver uma constituição,Napoleão governou despoticamente os êxitos das guerras e a prosperidade das reformas internas fortaleceram o regime.
    Napoleão era mais despótico que os antigos reis,suprimiu as assembléias o tribunal, e os corpos legislativos perderam suas funções.A imprensa ficou censurada,a educação foi alterada as disciplinas consideradas perigosas para o regime como história e filosofia principalmente,não havia respeito pela liberdade individual e política.Serviu-se até da religião,quando o Papa se recusou a integrar-se à política de Napoleão ele lhe tomou o estado e perseguiu os bispos que tomaram o partido do Papa.
    Com os primeiros fracassos militares seus fundamentos seriam abalados até a queda em 1814.

    Fontes:www.culturabrasil.pro.br

    ResponderExcluir